Análise de Óleo 5 motivos para você adotar hoje a cultura da análise de óleo

equipamentos agricolas manutenção preditiva

5 motivos para você adotar a cultura da análise de óleo

  • Aumento da vida útil: com a manutenção preditiva, você estende a vida útil do seu equipamento agrícola  Os procedimentos preditivos possibilitam que ações possam ser tomadas no momento adequado, evitando o desgaste de equipamentos e a perda de algum componente importante em decorrência de alguma falha não identificada.
  • Antecipação de riscos: com os indicadores da análise de óleo em mãos, é possível antecipar os riscos de falhas mais graves no maquinário. Ainda que o desgaste e a contaminação sejam situações naturais ao processo, um gestor só conseguirá se antecipar em relação a esses perigos com o diagnóstico preditivo.
  • Aumento de produtividade: acompanhamento rigoroso dos equipamentos e inspeções periódicas possibilitam que eles estejam sempre prontos para ser usados e funcionem na sua mais alta capacidade, gerando assim mais produtividade e rendimento.
  • Prevenção de paradas desnecessárias: a parada de máquinas pode significar a interrupção de todo o processo produtivo e um impacto na produtividade da empresa e, consequentemente, na produção agrícola de todo o país. A análise de óleo, por sua vez, evita essas paradas desnecessárias, já que pode ser realizada durante o trabalho dos equipamentos agrícolas.
  • Redução de custos: a manutenção preditiva garante a redução de custos. No caso do óleo, a análise como medida de manutenção preditiva é um investimento bem menor, quando comparamos com os reparos necessários de uma manutenção corretiva.

 

Por onde começar

A manutenção para o agronegócio é importante para garantir o bom funcionamento dos equipamentos agrícolas. O primeiro passo é seguir as recomendações do Manual do Fabricante do equipamento, treinando o operador para a realização de checagens diárias de componentes importantes do motor. Além disso, é importante contar com um especialista para a execução dos serviços de revisão e ter um plano de manutenção do equipamento.

 

Conclusão

Em termos de redução de custos e qualidade de manutenção, a análise de óleo traz ganhos significativos para o agronegócio. Uma vez que o funcionamento do maquinário é peça-chave no aproveitamento de uma colheita, é necessário estar em dia com os procedimentos da manutenção preditiva, visto que eles aumentam a vida útil dos equipamentos, antecipam riscos e evitam paradas desnecessárias.

Faça uma análise de óleo do seu equipamento agrícola com a Vimaq. Clique aqui e faça uma cotação.

ORÇAMENTO