logo marca Vimaq R

Pescoceira Bovina: 3 Exemplos de Praticidade no manejo

A pescoceira bovina é um equipamento de contenção, que garante praticidade na hora de realizar o manejo do gado, como por exemplo:

1 – Vacinar ou medicar os animais;

2 – Inseminar ou realizar exames; 

3 – Aplicar brincos e marcações.

pescoceira bovina

Pescoceira Bovina: Entenda Porque é tão Importante!

Se você busca facilitar a lida com o gado, uma pescoceira é um equipamento indispensável.

A guilhotina pescoceira, como também é conhecida, é um equipamento versátil, utilizado para prender de forma confortável o bovino em atividades de manejos sanitários e reprodutivos, entre outros.

A pescoceira é importante porque, toda vez que você precisar prender um animal para qualquer situação, a pescoceira oferecerá uma contenção segura, previsível, com baixo custo de mão de obra, resultando na melhoria contínua na saúde e na produção do rebanho.

pescoceira bovina

Pescoceira Bovina: 5 Benefícios

Para pequenos e médios produtores, esse equipamento traz 5 benefícios, conheça eles agora:

 

1 – Segurança – Uma pescoceira bovina protege tanto a pessoa que realiza o trabalho, quanto o animal. Basicamente, ela evita acidentes;

 

2 – Ganho de tempo – Com a pescoceira você tem previsibilidade, “não precisa pegar o boi no laço” ou “pegar a vaca na unha” toda vez. Basta manejar o gado com o equipamento adequado.

 

3 – Redução de custo e mão de obra – é necessário apenas uma pessoa para operar o equipamento e realizar os manejos do gado (vacinar, medicar, aplicar brinco, etc).

4 – Saúde do rebanho – A praticidade em conter os animais permite que você realize os manejos necessários com rapidez e na hora certa, o que resulta na saúde geral do rebanho.

5 – Qualidade de produção – A pescoceira é um PONTO ESTRATÉGICO, é o local  onde diariamente você aprimora a qualidade de produção leiteira ou de corte. Todos os manejos em um só lugar.  

pescoceira bovina
pescoceira bovina

Pescoceira Bovina, qual é o nome certo?

A pescoceira tem esse nome devido à sua função de conter os animais na altura do pescoço. Como o Brasil é um país grande, há muitos sotaques e regionalismos, por isso, quando se faz uma busca na internet com o termo “Pescoceira Bovina” encontramos  variações, mas todas estão corretas dentro de cada contexto.

Algumas variações para o termo:

Pescoceira bovina;

Guilhotina pescoceira;

Pescoceira para bovinos;

Pescoceira para tronco;

Pescoceira para gado;

Pescoceira gado;

Pescoceira para bovinos usada;

Pescoceira guilhotina.

Como todos os nomes estão corretos, ao longo dessa matéria vamos utilizar as variações para ilustrar melhor este texto.

Para que serve uma Pescoceira Guilhotina?

Basicamente, uma pescoceira serve para conter o gado individualmente, para realização de manejos sanitários e reprodutivos, entre outros. Trata-se de um equipamento simples e versátil, pode ser adaptado em troncos e bretes e utilizado para animais de pequeno, médio e grande porte.

Devido a praticidade e custo benefício, é indicado para pequenos e médios produtores, como uma  opção para quem não tem condições de ter um brete com balança.

Qual o tamanho de uma pescoceira para tronco?

As dimensões deste equipamento levam em consideração uma média de tamanho dos diversos rebanhos como: Holandes, Jersey, Gil, Angus, Nelore, entre outros.

Uma pescoceira com tamanho ideal é aquela que pode ser usada para conter animais grandes e pequenos.

 

Guilhotina pescoceira de madeira ou ferro: Veja o que é melhor.

Em uma pescoceira, o bovino é obrigado a ficar contido por um determinado período de tempo. Dependendo do animal pode haver momentos de agitação e pressão. Por isso,  para evitar lesões no gado, o mais indicado é utilizar madeira (de no mínimo 5 cm de espessura). Nessa medida, a madeira oferece resistência para conter o animal sem que o mesmo se machuque. 

Já o ferro, pode deixar lesões mais profundas em um momento de tensão, por isso é menos indicado para o manejo.

Pescoceira Bovina Direto de Fábrica

Com as facilidades da internet, indústria e produtor rural estão mais próximos. Hoje, com um clique, o produtor pode pesquisar e fazer compras de peças e insumos direto de sua casa.

Na Vimaq, pequenos e médios produtores encontram pescoceiras confeccionadas com madeira de Eucalipto Vermelho, altamente resistente e 100% sustentável, proveniente de reflorestamento. 

Benefícios em comprar pescoceira guilhotina na Vimaq:

  • Durabilidade e resistência;
  • Ótima  custo benefício;
  • Envio para todo Brasil.

7 Coisa que você pode fazer com uma Pescoceira Bovina

A pescoceira bovina é excelente para o trabalho do dia a dia, com ela é possível:

Marcar a fogo;

Colocar Brinco;

Inseminar;

Realizar exames;

Vacinar;

Desverminar;

Realizar tratamentos.

 

logo marca Vimaq R